terça-feira, 14 de junho de 2016

AMOR INCONDICIONAL - Floral Fernando Fratane na Terapia Holística

E por falar de amor... este assunto está em pauta diariamente. Falta ou excesso, em qualquer nível de relação, cria clima insustentável. Teoricamente sabemos que cada um tem um jeito de amar, mas nossa infantilidade ou despreparo emocional torna nossa vida mais difícil, pois tentamos que saia goiaba de mangueira. 
O ponto de equilíbrio é tarefa hercúlea. Nem demais, nem de menos. Sem telefonar insistentemente ou deixar o outro no vácuo sem atenção. Nem elogiar demais, nem deixar o outro no descuido, pois afinal de contas quem não gosta de um reforço positivo? Um elogio faz sorrir e aquece o coração. Todos tem pontos fortes que vale serem vistos e valorizados. 
Amar é beber algo delicioso, caro, raro, de safra especial. Bem dosado, bebido simples e gentilmente. Amar é delicado, pode existir delicadeza até nas mais tórridas paixões. No ato de tirar o cabelo do rosto, no colocar meias nos pés frios de quem dorme como minha mãe fazia. Penso que minha paixão por meias vem daí. Insight legal! 
Numa conversa despretensiosa num ponto de ônibus, uma mãe reclamava da "lerdeza" da filha, que lhe causava transtornos matutinos. Ela reclamava que apressava a jovem que absolutamente não cedia a pressão da mãe inquieta. E eu, totalmente identificada com a lerdeza matinal da filha apenas ouvia e sorria. A mãe reclamava veementemente dizendo que todo dia era assim e perguntava quando a jovem iria aprender. Fiquei pensativa: aprender a ser agitada e ansiosa? Será bom negócio? Será que aprender a acordar mais cedo não facilitaria a dinâmica da manhã?  Faço isso comigo. Vou acordando aos poucos, fico na   cama um tantinho, alongo preguiçosamente e só depois vou entrando no dia.  Normalmente as pessoas não percebem. Com o tempo aprendi a respeitar e lidar com meu despertar vagaroso. Depois fico "a mil pelo Brasil", usando uma expressão antiga.
Num outro dia numa fila de mercado, olhava impaciente a operadora do caixa que morosamente passava os alimentos na máquina, pegava o dinheiro, dava o troco em câmera lenta. Eu queria ir embora, estava olhando para os movimentos. De repente resolvi olhar para ela, a pessoa que ali estava, e ela sorria. Era de meia idade bem morena, de cabelos presos com fita, gentil e sorridente com todos, fazia seu trabalho no seu ritmo, do seu jeito, dentro das suas possibilidades. Eu olhei para ela e sorri. Teresa, para onde vai com tanta pressa? Me perguntei. Quando chegou a minha vez ela teve a melhor cliente do dia, estava inteiramente grata pela lição do dia. Sorri para ela, facilitei o troco, elogiei a fita amarela. 
E as reflexões sobre amor incondicional foram se delineando, auto amor incondicional e amar ao outro incondicionalmente.
Esse é o floral do meu momento: AMOR INCONDICIONAL!
Exercitando, refletindo, nutrindo bons sentimentos e direcionando bons votos nessa direção. De acordo com Fernando Fratane:
"Este composto floral ajuda a trabalhar o desapego. É indicado para as pessoas que “investem” nas relações esperando recompensa, criando uma expectativa ilusória de retorno. Ajuda a expandir a consciência a respeito da nossa vida emocional, espiritual, fortalecendo o Eu superior, ajudando-nos a acessar a consciência de nossa alma imortal e aceitar as pessoas como elas são."
Muitas considerações, agora uma em particular: fortalecer o EU SUPERIOR. O Eu inferior já está na hora de partir. Como diz Joanna de Angelis, poética, analisando a passagem bíblica: "A outra face é o anjo adormecido nas paisagens luminescentes do teu mundo interior. Ali possuis tesouros de amizade e de ternura que desconheces. Com essa, a brutal, a reagente, a defensiva, já estás identificado, devendo encontrar-te cansado de vivencia-la."
Devo confessar que estou mesmo cansada de vivencia-la. Quero-me mais generosa e amorosa em todos os níveis que transito. Do mercado ao sofá. Do público ao privado.
Amar incondicionalmente é aceitar que cada um seja o que pode ser em sua plena manifestação. Amar incondicionalmente não é querer que o outro seja o que não é, ou faça aquilo para o qual não está preparado. Vale argumentar que amar incondicionalmente não é permitir abusos e maus tratos, afinal em qualquer situação a saída geográfica é uma opção, mesmo que pareça que não. Pode até doer, mas as vezes é uma questão de preservar a saúde emocional além da física, porque tristeza adoece. 
A numeróloga Clarice Lopes que junto com Fernando criou essa linha floral, uma vez disse, em uma conversa, que esse floral deveria ser usado por todos, pois diminuiria as mazelas da alma. 
Este buquê floral indico hoje aceitando a sugestão da Clarice. As flores que compõe o buquê são: Alecrim, Anis, Betônica Brava, Erva Cidreira e Pimenta.
Estou com um alecrim em crescimento para que me possa oferecer suas flores. Rego e converso com ele para que eu possa receber esse presentinho, ver pela primeira vez a flor do alecrim.
“Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado, ah meu amor quem me disse assim que a flor do campo é o alecrim..." Lembro da cantoria infantil. O meu foi trazido de Itaipava com a boa vontade de uma pessoa muito amada. Gratidão! Foi uma grande aquisição. 
Experimente este floral para liberar a potência do amor incondicional que há em cada um de nós. Estou fazendo isso! Melhorando um pouquinho a casa dia.
Chuva de bênçãos para aqueles que se aventuram no mundo dos florais. Chuva de bênçãos para os que aceitam e os que rejeitam, afinal, cada um tem seu modo de ver o mundo e a ninguém cabe o monopólio da verdade. Chuva de bênçãos, sempre!


2 comentários:

  1. Difícil. Amar incondicionalmente ainda é um desafio que muitos de nós não está nem um pouco interessado em praticar. Para praticar, primeiro temos que aprender a desapegar.Como conjugar o verbo amar com desapegar??? Estou aprendendo a amar, a me amar; para preparar o terreno para a chegada do outro, que com certeza não encontrará o Maracanã e sim, alguns Canyons. Mas qual graça tem a vida se não houver algumas derrapadas. Beijo grande no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Vamos no exercício, minha linda,a decisão lúcida e profunda e o floral nos ajudam a atngir as metas. Muita paz!

    ResponderExcluir